12º Encontro de Parteiras Tradicionais acontece em Alvarães, no Amazonas
Publicado em: 12 de fevereiro de 2020
Durante o evento serão distribuÃdos equipamentos de enfermagem para auxiliar partos naturais na região
O encontro acontecerá do dia 14 ao 17 de fevereiro, na Escola Municipal Atanazia Frazão, localizada na Estrada Alvarães Nogueira, estado do Amazonas. Para o evento, são esperadas cerca de 20 parteiras tradicionais de Alvarães. Durante os quatro dias de encontro, serão realizadas rodas de conversas, trocas de experiências entre as parteiras e profissionais de saúde, e técnicas e dicas para melhorar o atendimento ao parto domiciliar.
Esta é a 12ª edição do encontro de parteiras em Alvarães. "Vai ser um grande momento de troca de informações e formação focada nos desafios que essas parteiras enfrentam", informa Maria das Dores Marinho, técnica do Programa Qualidade de Vida (PQV) do Instituto Mamirauá.
OfÃcio secular exercido por mulheres que ajudam outras no momento do parto
Durante o evento, serão feitos cadastros de parteiras que queiram se filiar à Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas (APTAM). "Mesmo que uma parteira não esteja na ativa no momento, é importante que ela faça seu cadastro para ser reconhecida", diz a técnica. "Através desse reconhecimento, as parteiras podem ter acesso a benefícios sociais que forem conquistados pelo grupo. "
As parteiras também passarão por avaliação de equipe técnica da Prefeitura de Alvarães por meio de testes rápidos para acompanhamento de sua saúde.
As parteiras tradicionais de Alvarães receberão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) materiais que auxiliarão nas manobras no momento do parto.
Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas (APTAM)
A associação amazonense de parteiras foi criada em junho de 2018 durante o 13º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado em Manaus.
As parteiras do estado do Amazonas passaram a ter uma representação como entidade civil organizada, fortalecendo a luta pela valorização das práticas tradicionais e populares da categoria.
A associação tem como
sÃmbolo o algodão-roxo, cujo chá é tradicionalmente utilizado pelas parteiras como
remédio natural para redução sangramentos e combate a infecções urinárias.
Além do apoio do Instituto Mamirauá, organização social fomentada pelo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas também recebe o incentivo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde.
O Instituto Mamirauá, é parceiro dos encontros de parteiras desde 2001.
Serviço
O quê: 12º Encontro de Parteiras de Alvarães
Quando: 14 a 17 de fevereiro de 2020
Texto: Augusto Gomes
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico